Powered By Blogger

OLÁ! SEJAM BEM VINDOS!

Este site tem o intuito de lhe informar sobre os mais variados assuntos sobre a alimentação e a estética.

sábado, 27 de novembro de 2010

CONHECENDO NOSSO CORPO


Antes de começar a falar sobre Nutrição, temos que entender como funciona nosso corpo. Na figura acima temos uma imagem dos principais órgãos que fazem parte do processo digestivo que envolve a ingestão, digestão, absorção, transporte, utilização e excreção do alimento. Todas essas etapas do metabolismo se não existir condições químicas e fisiológicas adequadas para receber o alimento, mesmo com uma alimentação adequada, o nosso corpo começará a ter problemas.
                Boca: a mastigação aqui é essencial para preparar o alimento para ser digerido em partículas menores. Quanto maior o tempo de permanência do alimento na boca melhor será seu aproveitamento
                Estômago: as enzimas gástricas e o ácido clorídrico fazem aqui a principal importância para preparar o alimento para o processo de digestão e absorção, transformando ainda mais em particulares menores. Os líquidos ingeridos nas refeições neutraliza o ácido clorídrico, prejudicando o processo de digestão e absorção. A capacidade do estomago de um adulto é de aproximadamente 1,5 litros. Aqui o alimento fica aproximadamente uma hora para atingir o próximo processo da digestão.
                Intestino: responsável pela absorção, que com ajuda do pâncreas, fígado e vesícula biliar enviam enzimas digestivas, para proporcionar a quebra e liberação dos nutrientes, passando para o sangue. Alem de nutrientes é também absorvido a água e eletrólitos. Outra função é formar o bolo fecal, que será liberado e controlado pelo reto.
                Figado: é o órgão que executa as nossas funções metabólicas. O fígado transforma os nutrientes para serem melhor aproveitados, além de armazenar quando forem necessárias. Responsável também pela limpeza eliminando as toxinas, que serão excretadas pela urina, fezes e suor.
                Vesícula Biliar: responsável pela quebra da gordura em partículas bem menores para serem digeridas pelas enzimas pancreáticas.
                Pâncreas: tem a função de auxiliar o sistema digestivo para o controle da glicose no sangue
                Portanto precisamos garantir e otimizar todas as condições adequadas para que o alimento ingerido consiga ser totalmente digerido e liberar todos os nutrientes para que os mesmos sejam absorvidos e utilizados como matéria prima para todas as funções estruturais e funcionais.