Powered By Blogger

OLÁ! SEJAM BEM VINDOS!

Este site tem o intuito de lhe informar sobre os mais variados assuntos sobre a alimentação e a estética.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

SEDENTARISMO E ATIVIDADE FÍSICA

  
                










                 Depois de falar sobre a alimentação; que ainda é o responsável para manutenção na nossa saúde, venho relatar neste assunto agora que como um complemento a nossa saúde, não basta somente ter uma alimentação saudável, é necessário a prática de atividade física.
                Analisando o hábito de vida nos últimos anos, fica mais fácil entender o porque de vários problemas de saúde que estamos enfrentando hoje como: obesidade, doenças relacionadas ao coração, problemas relacionados as articulações.
                Com o avanço tecnológico, andamos pouco, quase não praticamos a nossa força; não exercitamos naturalmente, levando a uma vida mais sedentária. E juntando uma alimentação desequilibrada com a falta de atividade física, estamos promovendo cada vez mais doenças ao invés de saúde, englobando o bem estar físico, metal e emocional.
                Se cada um de nós realiza-se pelo menos 30 minutos de qualquer atividade física como: caminhadas, andar de bicicleta ou qualquer atividade física que depende-se do seu esforço, não precisaríamos ir tanto ao médico e não teríamos uma despesa com medicamentos.
                Melhorando nosso condicionamento físico aos poucos, estaremos produzindo mais qualidade de vida, evitando doenças que aparecem conforme a idade e inclusive paramos de acumular gordura e reduziríamos de 6 a 8kg por ano de gordura corporal.
                Todo mundo sabe da importância de se exercitar, lógico que sempre é bom ser bem orientado por profissional capacitado e da área.
                O que acontece quando praticamos atividade física regularmente? Nosso organismo busca o gasto de energia na nossa gordura acumulada fortalecendo nossos músculos.
                E a alimentação como iria ajudar? É necessário o consumo de alimentos fontes de energia, que serão liberados gradualmente, se forem consumidos de uma a duas horas antes da atividade física (alimentos integrais, frutas secas), dando condições para quando necessário usar a gordura como energia, preservando a parte muscular, fornecendo um condicionamento adequado. Outro consumo necessário dos alimentos seria depois da atividade física, para repor o que foi utilizado como energia.
                Só alimentação é importante? Não, a ingestão de líquidos também e importante, antes, durante e depois da atividade física para manter a temperatura corporal adequada, evitar a desidratação e facilitar a manutenção da proteína no músculo.
                Atividade Física pode proporcionar: aumento da autoestima, alívio do estresse, redução da depressão, melhora da autoimagem, redução da pressão arterial, controle do peso corporal, melhora da mobilidade, aumento do HDL, diminuição da gordura corporal, aumento da elasticidade da pele e do gasto energético.
                Novamente fica a orientação que somente profissionais habilitados como nutricionistas e educadores físicos e fisioterapeutas podem analisar os melhores e adequados tratamentos e resultados.